Filosofia Budo
Budo (武道) é um termo para designar as Artes Marciais Japonesas.
Também trata-se de um termo utilizado para descrever o estilo de vida dos praticantes dessas artes, no qual engloba uma série de aspectos físicos, filosóficos e morais, com foco no auto-aperfeiçoamento, disciplina e crescimento pessoal e espiritual.
Podemos conceituar o Budo como o “Caminho Marcial”, sendo a combinação de outros dois conceitos: Bujutsu (refere-se especificamente à aplicação prática de táticas marciais e técnicas de combate real) e Bugei (aperfeiçoamento dessas táticas e técnicas com foco no caráter pessoal e desenvolvimento espiritual).
Praticar o Budo significa adotar o Bushido (Código de Conduta) e um estilo de vida que enfatiza a disciplina, tenacidade e treinamento físico e espiritual. Segundo a filosofia do Budo moderno, o combate não se dá com um inimigo externo, e sim com o nosso “ego”, considerado um inimigo interno, devendo ser combatido e derrotado.
A filosofia do Budo se traduz pela busca constante do aperfeiçoamento, autocontrole e na contribuição pessoal para a harmonização do meio onde se está inserido.
A famosa expressão do Mestre Funakoshi – “Karate Ni Sente Nashi”(No Karate não existe atitude ofensiva) – explica claramente o objetivo do Karate, ou seja, conter, controlar o espírito de agressão. O Karate se caracteriza por procedimentos de respeito e de etiqueta.
Esse propósito de “anti-violência” pode ser muito bem expresso através do seguinte ensinamento:
“Se o adversário é inferior a ti,
então por que brigar?
Se o adversário é superior a ti, então por que brigar?
Se o adversário é igual a ti, compreenderá o que tu compreendes…
então não haverá luta.
Honra não é orgulho,
é consciência real do que se possui.”
A filosofia do Budo sempre deu muita importância à percepção e à sensibilidade, uma vez que as técnicas que nela se baseiam, visam essencialmente:
a) à conquista da estabilidade e da autoconfiança, através de treino rigoroso e vida disciplinada;
b) ao desenvolvimento da intuição, no sentido de perceber o ataque do adversário antes mesmo do início do seu movimento e da capacidade de analisar o adversário, para prevenir-se contra surpresas;
c) à formação de hábitos de saúde, como o uso da meditação Zen e a respiração com o diafragma.
Hey! I could have sworn I’ve been to this website before but
after browsing through some of the post I realized it’s new to me.
Nonetheless, I’m definitely delighted I found it and I’ll be bookmarking and checking back frequently!
Obrigado!