Estilos de Karatê mais conhecidos

Goju-Ryu, Shito-Ryu, Shorin-Ryu, Shotokan e Wado-Ryu

Antigamente, Okinawa-te era uma arte praticada secretamente e, passado de pai para filho, não existiam diferentes estilos de karatê, faixas ou graduações como atualmente. As diferenças entre os estilos são baseados nos locais de origem.

O Karatê-Do se desenvolveu em três locais diferentes de Okinawa: Haviam três principais núcleos de Te (mãos), estes núcleos eram as cidades de Shuri, Tomari e Naha.

Consequentemente os três estilos básicos antes de receberem os nomes acima mencionados tornaram-se conhecidos como: A capital Shuri, surgiu o Shuri-te (mão do su ) sistema de luta que valorizava a velocidade.

A cidade portuária de Tomari, surgiu o Tomari-te (mão do centro) sistema de luta que na verdade era uma fusão dos estilos de Shuri e Naha. A cidade comercial de Naha, surgiu o Naha-te (mão do norte) sistema de luta que dava ênfase a força, deu origem ao estilo Goju-Ryu de Karatê. Shuri-te e Tomari-te deram origem aos estilos, Shotokan, Shito-Ryu e Wado-Ryu.

Goju-Ryu

O estilo Naha-te tornou-se popular devido aos esforços de Kanryo Higaoma (1853-1916) onde treinou com o mestre Fukushu na China. Após treinar por um longo período, este se torna conhecido e após um período, pede licença ao mestre de Fukushu e retorna à Okinawa.

Aos 14 anos Chojum Miyagui (1888-1953) ingressa na academia de Higaona, na cidade de Naha. Após vários anos de dedicação e esforços aos treinos e várias conversas com Higaona, Chojum Miyagui foi para Fukushu conhecer o Kenpo da Chinam onde passou por vários estados da China para aprender com os mestres locais.

Com o falecimento de Kanryo Higaona, as pessoas passam a procurar o mestre Chojun Miyagui que mais tarde desenvolveu o estilo conhecido hoje como Goju Ryu sendo que, ‘GO’ significa rigidez ou força e ‘JU’ significa flexível ou suave. É nesses dois aspectos que são baseados a filosofia do Goju.

Antes de sua morte o mestre Chojum Miyagui pede para Meitoku Yagui (1912), por ser o aluno mais dedicado a continuar com o estilo, que divulgue e ensine o Goju Ryu e este por sua vez, passou a ensinar aos demais pelo mundo.

Shito-Ryu

Nas origens do Karatê, dois grandes mestres daquele tempo eram Anko Itosu (Shuri) e Kanryo Higaona (Naha). Enquanto estes dois homens representavam a mais alta autoridade daquela época, havia diferenças significativas entre eles: Itosu enfatizava a velocidade e agilidade. Higaona enfatizava a força e contração muscular.

O mestre Kenwa Mabuni, fundador do estilo Shito Ryu, inicialmente começou praticando com os mestres Anko Itosu (Shuri-te) e Kanryo Higaona (Naha-te). O mestre Mabuni era dotado não somente de técnicas de karatê, mas também praticou Kobudo (armas marciais).

Quando o mestre Mabuni mudou-se para Osaka (Japão) em 1934, estabeleceu credibilidade com as outras artes marciais da comunidade japonesa e, sendo assim, fundou seu próprio estilo de karatê: Shito-Ryu, fundindo as principais características dos mestres Itosu e Higaona.

Esta fusão reflete-se no nome do estilo: SHI’ – representa o ‘ITO’ de Itosu; ‘TO’ – representa ‘HIGA’ de Higaona.

Shorin-Ryu

A Escola(ryu) Shorin do Karatê-do de Okinawa é o Karatê tradicional e ortodoxo descendente do Shuri-te. O Shuri-te era uma arte marcial permitida somente para oficiais militares e samurais da dinastia Ryukyu.

A escola Shorin é uma arte marcial mais antiga que se desenvolveu no intercâmbio cultural entre a Dinastia de Ryukyu e as dinastias da China e, “kata” básico da escola shorin “Naihanchi” que conserva nitdamente as caracteristicas de Hokuha Sorin (Shaolin do norte), arte chinesa que objetiva principalmente, a ofensiva e defensiva montado a cavalo.

O fundador do Estilo Shorin moderno é Chosin Chibana (1885-1969).

Shotokan

O estilo Shotokan – SHOTO (pseudônimo com que o mestre Funakoshi costumava assinar seus poemas em sua juventude) transcrito em caracteres ocidentais e KAN (casa), foi fundado por Gichin Funakoshi (1868 – 1957).

O nome Shoto-kan surgiu no primeiro edifício de madeira que foi a primeira escola de Guichin Funakoshi.

O professor Funakoshi, considerado o Pai do karatê moderno, foi quem introduziu oficialmente o karatê no Japão em 1922, através de uma memorável demonstração no Budo-kan a convite do Ministério da Educação japonês. O estilo Shotokan teve tão rápido conhecimento de discípulos que Funakoshi decidiu criar em 1936 seu próprio Dojo (local de treinamento).

O estilo Shotokan foi mais tarde aperfeiçoado pelo filho de Gichin Funakoshi, Yoshitaka Funakoshi, sempre com algumas restrições do mestre Funakoshi, mas com seu consentimento.

Entre as inúmeras técnicas incluídas no estilo estão Yojo Gueri (sokuto), Mawashi Gueri, Ushiro Gueri, Ura Mawashi Gueri, Uti Mawashi Gueri e outras variações de chutes que diferenciam de outros estilos. As técnicas básicas do karatê são passadas principalmente do kihon, sejam os chutes, golpes e defesas.

Wado-Ryu

O Shinto-Yoshin Ryum Jiu Jitsu, praticado durante trinta anos pelo professor Hironori Orsuka, acentuava o Atemi, as imobilizações, as esquivas e os golpes de impacto com os membros, além dos arremessos e projeções que a maioria das escolas de Jiu Jitsu utilizava.

Hironori Otsuka, que aos 29 anos tornava-se mestre em Jiu Jitsu (01/06/1921 – conforme registros) tomou contato com o karatê de Okinawa através de uma demonstração pública feita por Gichin Funakoshi e equipe em 1922.

Com dedicação integral, Otsuka passa a praticar o karatê com o mestre Funakoshi, quem lhe confiava a organização de muitas tarefas, bem como a assistência na instrução aos estudantes de karatê. A partir de então, Otsuka passa a amadurecer idéias sobre a mescla das técnicas do atemi, esquivas e Nague Waza do seu Jiu Jitsu ao karatê, onde já se tornara um respeitado especialista.

Nesta mesma época (1929), organiza o primeiro clube de karatê na Universidade de Tóquio e introduz neste mesmo ano o estudo do estilo livre de luta em jogos competitivos, criando a base dos atuais torneios de karatê.

Finalmente em 1934, oficialmente, inaugura o seu próprio estilo de karatê que em 1940 é oficializado pela Butoku-kai (órgão disciplinar e gestor das Artes Marciais no Japão) como o estilo Wado Ryu – “Escola do Caminho da Harmonia”.

Fonte: http://www.karatenekoashi.com / apostila organizada e compilada por Silvio Melo

6 Thoughts to “Estilos de karatê”

  1. I absolutely love your website.. Pleasant colors & theme.
    Did you make this website yourself? Please reply back as I’m trying to create my
    own website and would like to learn where you got this from or exactly what the theme is called.
    Cheers!

    1. Chefe de redação

      Boa tarde

      Faça uma breve pesquisa sobre temas do wordpress, relacionados ao tema que deseja desenvolver seu blog.

      Abraço

  2. Wow! Finally I got a blog from where I can truly get useful data regarding my study and knowledge.

    1. Chefe de redação

      Obrigado =)

  3. I pay a quick visit day-to-day a few websites and websites to read
    articles, but this blog provides feature based articles.

    Feel free to visit my page vpn coupon 2024

    1. Chefe de redação

      Boa tarde

      Volte sempre! =)

Leave a Comment