Filosofia do Karatê

“Quanto mais você estudar e praticar no dia-a-dia os princípios do Karatê-Do, mais você compreenderá a gravidade ou a grandeza dos seus atos”.

Mestre Gichin Funakoshi, criador do estilo Shotokan de Karatê, foi quem mais desenvolveu e aperfeiçoou o aspecto filosófico do Karatê, dando ênfase aos aspectos psicológicos, fazendo com que o praticante melhore sua concentração e adquira um maior controle de suas emoções através do treinamento diário.

 

Sabendo que o Karatê foi desenvolvido para encerrar conflitos, Funakoshi percebeu que, para se alcançar a plenitude como praticante, somente treinar o corpo e mantê-lo forte e resistente não é o suficiente.

Mesmo porque, de que adianta ser um lutador de alto nível, e no dia-a-dia só dá maus exemplos como cidadão?

O praticante de Karatê, segundo Mestre Funakoshi, deve manter a mente distante do egoísmo e da maldade, o praticante deve buscar a pureza de pensamentos, porém, deve estar em alerta para reagir adequadamente a tudo que encontrar pela frente.

 

Este é o significado filosófico do sufixo “Kara” (vazio) da palavra Karatê, não é o vazio material, e sim, a ausência de pensamentos negativos ou inferiores.

É preciso crescer interiormente e para isso Funakoshi elaborou cinco princípios básicos com o objetivo de fazer com que o praticante através do estudo desses princípios busque sempre o fortalecimento e a valorização do Eu interior.

A finalidade desses ensinamentos não é a vitória e nem a derrota, mas o aperfeiçoamento do caráter de quem o pratica.

Sensei Funakoshi deixou-nos muitos pensamentos que espelham a filosofia do Karatê e suas técnicas, bem como a sabedoria oriental.

 

Além disso, deixou-nos dois importantes caminhos que levam a uma vida harmoniosa, são ele o “DOJOKUN” e o “NIJUKUN” que são os lemas do Karatê, os quais devem ser seguidos por todos os praticantes do Karatê.

Segundo a filosofia de buscar sempre a evolução, o praticante das artes marciais deve sempre dar bastante atenção às bases, pois são elas que canalizarão a energia ao ponto focal de cada técnica: tal qual um triângulo, que se apoia numa base e tem um único ponto superior a concentrar as forças, assim o praticante deve executar seus movimentos. Um karateca experiente luta contra um adversário, mas não contra a energia.

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DojoKun

É o conjunto de cinco preceitos (kun) que são normalmente recitados no começo e no fim das aulas de karatê no dojo (local de treinamento). Estes preceitos representam os ideais filosóficos do karatê e são atribuídos a um grande mestre da arte do século XVIII chamado “Karate” Sakugawa.

Hitotsu – Jinkaku kansei ni tsutomuru koto

Esforçar-se para formação do caráter.

 

Hitotsu – Makoto no michi o mamoru koto

Fidelidade para com o verdadeiro caminho da razão.

 

Hitotsu – Doryoku no seishin o yashinau koto

Criar o espírito do esforço e da perseverança.

 

Hitotsu – Reigi o omonzuru koto

Respeitar acima de tudo.

 

Hitotsu – Kekki no yu o imashimuru koto

Conter o espírito de agressão.

  1. – «Hitotsu – Jinkaku kansei ni tsutomuru koto» (Esforçar-se para a formação do Caráter)

Isto significa que, a arte do Karate-do é algo mais do que somente físico, o qual, todos os praticantes, especialmente os mais novos, deveriam aprender a importância da construção do caráter, através da disciplina e de treino rigoroso. Para o principiante, todo o processo da construção do caráter começa com o aperfeiçoamento das técnicas, através da repetição. O espírito combativo será alcançado, como que, ganhando mais confiança, através do desenvolvimento de técnicas fortes. Treina-se para exteriorizar um determinado estado de espírito, não somente para combater, mas também, e sobretudo, para subjugar os problemas pessoais, especialmente, em tempos de fraqueza, doença, crises domésticas ou problemas laborais.

É um longo caminho até que se desenvolvam estes valores espirituais, mas uma vez que o conceito seja entendido através da experiência, o mesmo, proporcionará uma vida intensa de benefícios, de força interior e de paz.

 

  1. – «Hitotsu – Makoto no michi o mamoru koto» ( Fidelidade para com o verdadeiro caminho da razão)

A lealdade é uma forte tradição Samurai . Por aculturação, ela é no Japão uma extensão da influência de Confúcio, tanto na família, como nas artes marciais. A sinceridade deve ser demonstrada, e como tal, é ao nosso Mestre ( Sensei ), bem como, à nossa Escola ( dojo ), que devemos demonstrar esse sentimento. Os praticantes devem ser leais sempre ao seu Mestre, e segui-lo por vezes, do mesmo modo, como um Samurai medieval estava ligado e seguia o seu Senhor Feudal ( Daimio ) até à morte, sem hesitação. Conquanto isto possa parecer pouco usual, nos dias de hoje, não tem, contudo, razão de ser, esperar que o Mestre ensine tudo o que sabe a um aluno, o qual, muito provavelmente, virá a deixá-lo à mínima contrariedade. O aluno deve provar a sua lealdade ao longo dos anos. A confiança e a lealdade ao Mestre serão recompensadas, numa maior quantidade de conhecimentos e a sabedoria passará então, para o aluno, sendo esta ligação entre Mestre e aluno, extremamente valiosa, não só por manter vivo o espírito da Tradição, como também, a base de toda a relação de aprendizagem, não só no Karate, como na vida…

 

  1. – «Hitotsu – Doryoko no seishin o yashinau koto» ( Criar o espírito do esforço e da perseverança )

Etimologicamente, perseverança é a qualidade, ou ação, de quem é perseverante, isto é, aquele que persevera, que persiste firmemente na execução dos seus propósitos, o mesmo que dizer «esforço». Por esforço, pressupõe uma dedicação completa e uma obrigação, necessárias, por formas a obter certa mestria da arte do Karate-do. Em caso nenhum, essa mestria será possível, se não houver esforço máximo e sacrifício da parte do praticante. Esse esforço tem de ser de natureza sincera, profunda, e não somente superficial. Um esforço sério, da parte do praticante, será sempre reconhecido pelo Mestre, na qual, por sua vez, dependerá mais tempo com ele.

 

  1. – «Hitotsu – Reigy o omonzuru koto» ( Respeitar acima de tudo )

O respeito pelos outros sempre foi preconizado por toda a filosofia universal, ocidental e oriental. Por respeito, entenda-se consideração, sendo uma parte importante da cultura nipônica, e por consequência, muito comum nas artes marciais. O Mestre Gichin Funakoshi realçava o fato de que, em Karate-do dever-se-ia começar e acabar com etiqueta. Igualmente, ele estabeleceu que, sem cortesia não havia dojo . Isto, é a reflexão da natureza formal do povo japonês e, pode ser observado, fazer-se durante o treino, bem como, em casa ou no emprego. A etiqueta do dojo está bem definida: – “faz-se corretamente, e mostra-se respeito em tudo o que se fizer e aonde quer que se vá!” O respeito é extensível a todos e a tudo. Mestres, companheiros de treino, familiares, professores escolares, educadores, leis, mortos, natureza, etc., enfim, tudo…

 

  1. – «Hitotsu – Kekki no yu o imashimuru koto» (Conter espírito de agressão)

Um lutador treinado seja ele, karateca ou não, é uma pessoa com um espírito, diga-se, competitivo, muito forte. Dir-se-ia mesmo, com um grande espírito de sobrevivência e de uma grande força interior. Assim, torna-se injusto usar toda essa experiência, feita sabedoria, contra uma pessoa não treinada. O espírito do karateca é imbatível e, como tal, ele deve usar, isto é, tem de usar, todo o seu conhecimento para o bem, somente, por uma questão de justiça. Deste jeito, uma pessoa assim, com este caráter, pode perfeitamente, afastar-se de todo o conflito, evitando uma luta, porque ele controla as suas emoções, e por isso, está em paz consigo próprio. Ele não tem de testar as suas habilidades técnicas na rua, gratuitamente. Ele vence, sem lutar, e não terá ressentimentos, porque ninguém o injuriará.

http://www.karatetrenink.cz/historie.html

NijuKun

Os 20 ensinamentos do Mestre Funakoshi

HITOTSU – KARATEDO WA REI NI HAJIMARI REI NI OWARU KOTO WO WASURUNA

Não se esqueça que o Karatê deve iniciar com saudação e terminar com saudação.

HITOTSU – KARATE NI SENTE NASHI

No Karatê não existe atitude ofensiva.

HITOTSU – KARATE WA GI NO TASUKE

O Karatê é um assistente da justiça.

HITOTSU – MAZU JIKO WO SHIRE SHIKOSHITE TAO WO SHIRE

Conheça a si próprio antes de julgar os outros.

HITOTSU – GIJUTSU YORI SHINJUTSU

O espírito é mais importante do que a técnica.

HITOTSU – KOKORO WA HANATAN WO YOSU

Evitar o descontrole do equilíbrio mental.

HITOTSU – WAZAWAI WA GETAI NI SHOZU

Os infortúnios são causados pela negligência.

HITOTSU – DOJO NO MI NO KARATE TO OMOUNA

Karatê não se limita apenas à academia.

HITOTSU – KARATE NO SHUGYO WA ISSHO DE ARU

O aprendizado do Karatê deve ser perseguido durante toda a vida.

HITOTSU – ARAI YURU MONO WO KARATEKA SEYO SOKO NI MYOMI ARI

O Karatê dará frutos quando associado à vida cotidiana.

HITOTSU – KARATE WA YU NO GOTOSHI TAEZU NETSUDO WO ATAEZAREBA MOTO NO MIZU NI KAERU

O Karatê é como água quente. Se não receber calor constantemente torna-se água fria.

HITOTSU – KATSU KANGAE WA MOTSUNA MAKENU KANGAE WA HITSUYO

Não pense em vencer, pense em não ser vencido.

HITOTSU – TEKI NI YOTTE TENKA SEYO

Mude de atitude conforme o adversário.

HITOTSU – TATAKAI WA KYOJITSU NO SOJU IKAN NI ARI

A luta depende do manejo dos pontos fracos (KYO) e fortes (JITSU).

HITOTSU – HITO NO TEASHI WO KEN TO OMOU

Imagine que os membros de seus adversários são como espadas.

HITOTSU – DANSHIMON WO IZUREBA HYAKUMAN NO TEKI ARI

Para cada homem que sai do seu portão, existem milhões de adversários.

HITOTSU – KAMAE WA SHOSHINSHA NI ATO WA SHIZENTAI

No início seus movimentos são artificiais, mas com a evolução tornam-se naturais.

HITOTSU – KATA WA TADASHIKU JISSEN WA BETSUMONO

A prática de fundamentos deve ser correta, porém na aplicação torna-se diferente.

HITOTSU – CHIKARA NO KYOJAKU KARADA NO KANKYU WAZA NO SHINSHUKU WO WASURUNA

Não se esqueça de aplicar corretamente: alta e baixa intensidade de força, expansão e contração corporal, técnicas lentas e rápidas.

HITOTSU – TSUNE NI SHINEN KUFU SEYO

Estudar, praticar e aperfeiçoar-se sempre.

11 Thoughts to “Filosofia”

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