Em 23/05/1982 no clube Senac em Santos, iniciei a prática do karate com Sensei Arivaldo Ribas Lopes, mais conhecido como Sensei Ari até 12/04/1984.
Na época Sensei Ari ministrava karate no estilo Shorin-ryu e posteriormente passou para o estilo Shotokan.
Em 18/10/1989, pouco mais de 5 anos e meio, retornei aos treinos desta vez ministrado por Sensei Milton Shigueru Asada no centro de São Vicente até 05/02/1992, também estilo Shotokan.
Em paralelo ao karate, Sensei Milton também ministrava Tai Chi Chuan estilo da garça e também com espada, onde tive o prazer de praticá-lo juntamente com uma senhorinha chamada carinhosamente de Mariazinha(in memorian).
Após um longo período sem treinar, a partir de 05/02/2013 retomei meus treinos ministrado desta vez pelos atuais Senseis Jonas Cordeiro e Renata Morgero onde permaneço até então, juntamente com meu filho mais novo Murilo, que aos 4 anos de idade foi diagnosticado com autismo, e o karatê tem ajudado bastante na coordenação, equilíbrio e na socialização dele que foi bastante afetada.
No dia 01/12/2018 me graduei 1º dan sob a supervisão dos Senseis: Jonas, Renata, seus filhos Neto e Matheus e também meu amigo Sensei Demilson Aoki.
Na cerimônia de entrega da faixa preta, Sensei Jonas como reconhecimento me saudou com uma Shinai(espada de bambú), simbolizando a determinação do guerreiro, antes, durante e após uma batalha. Eternamente grato.
Na época dediquei meu memorial para exame de graduação aos meus dois filhos , Matheus e Murilo, como prova que nunca é tarde para iniciar, recomeçar, vencer, superar limites e realizar sonhos!
Tenham sempre: Fé, Educação, Respeito, Gratidão, Humildade e Determinação!
Grande abraço a todos.
Oss!